Serviços

Massoterapia

A massoterapia é um recurso terapêutico manual utilizado desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, com origens na Índia, Japão, Grécia e Roma. Sua referência literária mais antiga é no "Nei Ching" (textos médicos chinês escrito a 2500 a.C.).

A palavra massagem vem do grego "masso", que significa amassar.

Na Índia a expressão utilizada para massagem era "Shampooing"; na China era conhecida como Cong-fou e no Japão ambouk.

Hipocrates (480 a.C.) usou o termo "Anatripsis", que significa "fricção ou esfregão" que prevaleceu por longo tempo e ainda era usado no EUA ate 1870.

Massagem, massoterapia, massoterapia clínica, massagem terapêutica são sinônimos. Sendo, pois, a manipulação manual dos tecidos moles para aliviar queixas específicas de dor e/ou disfunção. Frequentemente utilizada como recurso complementar a outros tratamentos. Deslizamento, compressão, percussão, fricção, vibração e agitação são técnicas amplamente utilizadas na massoterapia.

A massagem terapêutica oferece, além do relaxamento e do apoio emocional, uma influência direta em processos orgânicos. Esses efeitos podem ser considerados mecânicos, neurais, químicos e fisiológicos (Yates,1989) ou simplesmente mecânicos e reflexos (Mennell, 1920). Na verdade, todos os efeitos são de grande relevância, e estão diretamente interligados a fatores emocionais, o que torna a massagem terapêutica um tratamento efetivo e eficaz.

"Por sua eficácia, a massagem garantiu uma firme posição entre outras terapias complementares. Sendo tanto uma arte quanto uma ciência." | Mario-Paul Cassar |