Reprogramação Postural Global

A R.P.G. é um método específico da fisioterapia, criado por Philippe Souchard à cerca de 25 anos, e consiste na aplicação de posturas ativas adaptadas pelo paciente e que simultaneamente alonga  e fortalece as cadeias musculares mais rígidas do nosso corpo. Ela visa a globalidade, a individualidade e a causalidade, sempre com o objectivo de obter o equilíbrio das forças musculares que actuam sobre as nossas articulações e assim como a normalização das funções que lhes estão associadas.

O que distingue a R.P.G. das outras técnicas é o fato do tratamento ser dirigido  fundamentalmente  à  musculatura estática que é a mais  rígida e a sua aplicação é realizada de  maneira  quase exclusivamente  ativa  por  parte  do paciente.

Os músculos estáticos, isto é, aqueles cujo papel é manter a nossa posição ereta e sentada, constituem o essencial de toda a nossa musculatura. A atividade destes músculos é constante, indispensável para a manutenção da nossa postura. Assim, esta atividade constante provoca inevitavelmente encurtamento e rigidez. O encurtamento e a rigidez muscular  podem levar a micro e macro deformações da morfologia, estas pela sua vez favorecem à aparição de dores musculares, ligamentares, discais ou articulares. Desta forma é necessário o alongamento dos músculos enrijecidos num trabalho global, impedindo qualquer compensação em toda a cadeia muscular à qual pertencem. A globalidade significa corrigir ao mesmo tempo a sintomatologia, as fixações e a causa de uma patologia.